quarta-feira, 29 de junho de 2011

9-maio-2011 - Coimbra


Antes de irmos a Coimbra, queria voltar ao centro antigo do Porto, pois precisava  ver o local onde meu avô tirou essa fotografia que começa o blog, em 12-12-1887 na Rua do Almada, 22. As ruas, como disse antes, são estreitas e não têm calçadas, mas meu filho deu uma paradinha rápida em frente ao local e eu tirei a foto que tanto queria. Estive, pois, em dois locais que meu avô pisou: em sua cidade natal e onde ele tirou a foto. Fiquei encantada e emocionada com o feito.
Depois disso tomamos o rumo para Coimbra. Viagem gostosa, rápida (é tudo muito perto em Portugal) e chegamos por volta do horário do almoço. nos instalamos no Hotel Vila Gale Coimbra. Uma delícia de hotel! Na recepção e no restaurante havia uma exposição de roupas de bailarinas e sapatos e sapatilhas de dança. Tudo uma beleza.
Deixamos as malas no hotel e fomos bater pernas! Nada de ir de carro, fomos andando mesmo. Paramos para almoçar (prato do dia 12 E) e depois fomos conhecer a Universidade. Andamos pra caramba, tanto que fiz bolha nos pés e precisei parar para comprar um curativo. Mas valeu a pena! Tudo vale a pena...
Seguimos pela rua que circunda a fachada lateral da Sé Velha e chegamos a Universidade. A Porta Férrea que dá acesso a famosa Faculdade de Direito e o pátio é algo indescritível! Fiquei maravilhada com a arquitetura, com o tamanho dos prédios e com o cheiro do "saber".... tudo isso fica retido em quem passa por lá. Uma pena que não pudemos conhecer a Biblioteca Joanina, do século 18, pois havia uma acontecimento por lá (tinha TV no local) e não pudemos entrar. Soube, lendo alguma coisa na internet, que essa biblioteca é revestida em ouro e madeira de jacarandá (com certeza tudo vindo do Brasil) e guarda mais de 250 mil obras. Conhecemos a Faculdade de Medicina e a fachada de outras. Foi interessante passar pelas ruas e ver o nome das repúblicas de estudantes. Meu filho morou em uma e não quis tocar a campainha para conhecermos por dentro ao menos uma. Tudo bem, república deve ser tudo igual mesmo, roupas espalhadas, pia cheia de louça pra lavar, etc e tal.






Voltamos cansados, jantamos no hotel (38,50 euros p/dois) e fomos dormir cedo. Preço do estacionamento no hotel 7,50euros. Combustível - 59,31 euros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário