quarta-feira, 29 de junho de 2011

8-maio-2011 Porto (Dia das Mães)

Acordamos cedo para descobrir essa linda cidade. Do hotel, descemos até às margens do Rio Douro e seguimos caminhando até a antiga alfândega, hoje um espaço cultural.
Nesse local tomamos um ônibus igual ao de Londres, vermelho, e ficamos na parte de cima para podermos observar todo o trajeto pela parte antiga do Porto e atravessarmos, depois, a Vila de Gaia (13 euros cada).
Esse percurso foi excelente, pois o Porto tem muitas ladeiras e não teria condições de andar por tudo.
Nesse ônibus recebemos um fone de ouvidos (também vermelho) e durante o percurso íamos ouvindo fado. Jamais esquecerei a emoção em ouvir fado e apreciar a paisagem do local. Emocionante! No carro colocávamos, também, uma estação chamada "Rádio Amália", e meu filho imitava igualzinho o radialista dizendo "Amália"... com o sotaque português.
 Pudemos observar as magníficas construções seculares, as maravilhosas igrejas, praças e ruas estreitas.
Uma coisa curiosa que notei em algumas cidades de Portugal: as portas das casas dão diretamente na rua, ou seja, não tem calçada. O pedestre tem que esgueirar-se pelos cantos para os carros passarem. Muito interessante.
Depois do tour pela cidade do Porto, nos dirigimos a Gaia, onde iríamos almoçar e comprar o famoso vinho do Porto.
Foi um almoço especial com filho, no dia das mães! O bacalhau estava supimpa e regado ao vinho da casa que também estava ótimo. (30 E)
Compramos o vinho, veja a coincidência, em uma casa com o nome da minha família: Vasconcellos, mas não eram parentes. Como fui informada, há muitos Vasconcellos em Portugal. Pagamos 3 E para degustar os vinhos, mas valeu a pena, pois sai de lá conhecedora dos vinhos da região e um tantinho alta!...
Depois de conhecer a região, voltamos ao hotel para descansar . Pedimos lanche no quarto e minha escolha não poderia ter sido pior: uma tal de "francesinha" - era um pão de forma com recheio de carnes (bife, linquiça e outros identificáveis...) no molho de tomate com queijo.... um horror! Fiquei enjoada...

O hotel cobra 9 E de estacionamento por dia. Caro, não? A internet não pagamos pois estavamos num andar baixo e conseguimos conectar facilmente, senão teríamos de usar o computador no saguão do hotel ou no restaurante.